Sobre a K-ACTION 2014


Mostra de Cinema e Fotografia Interativa Coreana

11 a 21 de Dezembro/ ENTRADA FRANCA 
Observação: A Mostra K-Pop de Cinema Coreano terá uma exposição K-Pop vinculada que será aberta ao público nos dias 10 a 14 de Dezembro e 17 a 21 de Dezembro na Cinemateca.

 A Mostra K-Pop traz obras que nos últimos dois anos fizeram sucesso comercial nas salas de cinema sul-coreanas, revelando as diversas facetas desse cinema em ascensão.

2

 Seguindo o estilo musical K-Pop, marcado pelo misto de imagens, efeitos e elementos pop de fácil absorção do público, a mostra abrange gêneros diversos que vão desde o suspense de baixo orçamento (“Esconde-Esconde”), passa pelas comédias românticas e dramas de superação (“Coelho”, “Sem Respirar”) até chegar em grandes épicos de orçamentos altíssimos e efeitos especiais, com direito a personagens interpretados por estrelas musicais do K-Pop (“As Três Beldades de Joseon”, “Alumni”, “Nosso Paraíso”).

IMG_0814

cropped-10.jpg

06

Se tentarmos encontrar um elemento comum nessa diversidade de gêneros, podemos notar que, apesar de tratarem subtemas importantes da sociedade sul-coreana, – como a economia, a desigualdade social, a questão dos gêneros e o patriotismo – a maior preocupação dos filmes selecionados é entreter o público, explorando dramas pessoais, conflitos internos e elementos de filmes hollywoodianos sem medo de serem julgados por isso. Mesmo com esse forte apelo de Hollywood, o cinema K-Pop surpreende ao apresentar elementos da filosofia e do modo de pensar coreano, além de temas únicos, como a questão dos espiões norte-coreanos (“Secreto e Excelente”) que trazem algo de inesperado ao pop convencional.

11

A indústria de Cinema Sul-Coreana cresceu no fim dos anos 90 para tomar o mercado interno com o blockbuster de ação “Shiri”, em 1999. Desde então, em menos de 15 anos, se tornou um dos três maiores pilares da indústria de entretenimento contemporâneo, ao lado de Hollywood e Bollywood. Esses três países são considerados as mecas da indústria cinematográfica atual.

05

Levando-se em conta que a Coréia do Sul se tornou um país independente em 1948, passou por uma trágica Guerra Civil entre 1950 e 1953, ano em que o país foi dividido, e em 1981 foi considerada pelo Guia de Cinema Internacional (International Film Guide) o país, com exceção do bloco comunista, com a cinematografia mais censurada do mundo, é fato que sua indústria cultural conseguiu dar a volta por cima. É com esse orgulho que o Centro Cultural Coreano em parceria com a Cinemateca apresenta essa seleta seleção de filmes K-Pop!

cropped-5n4i1337.jpg

Os filmes serão exibidos em cópias 35mm, DCP e HDCAM, com legendas eletrônicas em português.

Organização: CENTRO CULTURAL COREANO / Coordenadora Geral: Yoo Na Kim / Eventos & Pesquisa: Veronica Kim / Consultoria, Produção & Material de Divulgação: Sam Ka Pur Filmes / Assessoria de Imprensa: MateriaPrimma / Apoio: In Sung Park

Exibição : CINEMATECA BRASILEIRA / Coordenadora de Difusão: Etienne Yamamoto / Programação: Sergio Silva / Assessoria de imprensa: Karina Almeida

Deixe um comentário